Fundada em 2001, a CRESCER é uma IPSS que procura ir ao encontro de pessoas em situação de vulnerabilidade e promover a sua saúde, inclusão e redução de riscos, através de projetos de intervenção comunitária.
Desde então, a Associação tem vindo a percorrer um longo caminho para uma sociedade mais inclusiva, através do acompanhamento e integração no mercado de trabalho de pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas requerentes de asilo, refugiadas e migrantes. E de projeto em projeto, a verdade é que a CRESCER conta hoje com mais de 2500 beneficiários anuais.
O primeiro desses projetos era — aliás, É UMA CASA. Uma abordagem inovadora — o chamado Housing First — a um problema social e económico complexo, que assenta na ideia de que a primeira coisa a fazer para retirar uma pessoa da sua condição de sem-abrigo é… arranjar-lhe uma casa. E, nesse sentido, o propósito, o plano, a razão de ser de tudo o que era feito É UMA CASA. O que importa É UMA CASA. O que interessa É UMA CASA. O objetivo É UMA CASA.
A este projeto seguiu-se um outro, tão ambicioso como inovador: criar uma estrutura economicamente sustentável para apoiar a integração das pessoas que saíram da condição de sem-abrigo a entrar no mercado de trabalho. E o que é? É UM RESTAURANTE. Um projeto premiado, no centro de Lisboa, onde o mais fácil é ajudar — e o mais difícil é arranjar mesa.